Moda, Mercado de Luxo, Comportamento, Música, Fotografia, Estilo de Vida, Lugares Para Ver e Ser Visto, Boa Mesa, Boas Compras, Arte e Cultura... O Bom da Vida... De tudo Um Pouco...
Total de visualizações de página
Postagens populares
sexta-feira, 2 de abril de 2010
Chagall: Ao Meio Dia, o Verão...
Sim, eu sei que a Mostra "O Mundo Mágico de Chagall", no Masp se foi, mas vale a pena escrever sobre, visto que meu grupo de artes está estudando sobre o Romantismo. Chagall era todo Romantismo...
Chagall nasceu na Bielo-Russia e bairro pobre judeu. Naturalizado francês, o artista participou das grandes transformações das artes plásticas no início do século 20, tornando-se um dos mais notáveis artistas de seu tempo. Apesar do intenso convívio com as tendências de vanguarda, Chagall conseguiu, desde cedo, imprimir forte personalidade aos seus trabalhos.
Poucos artistas, conseguiram, como Chagall imprimir em suas obras quase todas as influências do Romantismo, tais como: A natureza e o urbano, o distante e o instante, além da paixão pelo onírico e o imaginário.
A Mostra do Masp foi dividida em três grandes obras: "Fábulas de La Fontaine", que contou com 23 guaches, uma para cada fábula. "A Bíblia", onde Chagall, visitou a Palestina, para melhor inspiração. Ponto alto desta obra, na minha opinião: "A Sarça Ardente"... A obra tem uma energia tão "louca" e "Dafne e Cloé", que Chagal visitou a Grécia, para melhor conhecer a cultura pastoril.
Colorista notável, dedicou-se à pintura e à gravura. Realizou vitrais, mosaicos, cerâmicas e esculturas. Foi um artista completo, autor de uma obra extensa.
Marc Chagll faleceu no dia 28 de Março de 1985... No mesmo dia que a Mostra encerrou-se em São Paulo... 28 de Março de 2010...
Curiosidade:
"Ao meu amigo..."
"O Mundo Mágico de Marc Chagall - Gravuras" também contou com seis gravuras que pertenceram à coleção particular de Mário de Andrade, o escritor brasileiro símbolo do modernismo. "Uma delas, hoje do IEB (Instituto de Estudos Brasileiros), traz a inscrição 'Ao meu amigo desconhecido Mário de Andrade. Ass.: Chagall'. Ou seja, alguém encomendou a peça a pedido do Mário. Isto prova que ele foi o primeiro colecionador de Marc Chagall no Brasil", revela o curador da Mostra Fabio Magalhães.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário